Mobilizações de afetados por grandes projetos e empreendimentos:
Processos de mobilização e estratégias e ação confrontadora; Mobilização do direito - formação estratégias jurídicas e judiciais; Ação confrontadora contra empresas em conflitos ambientais
Coordenação: Cristiana Losekann
Povos Indígenas e Crimes Ambientais: o ponto de vista da Terra e seus entes:
A linha de pesquisa pretende abrigar investigações que considerem a cosmopolítica indígena em face de grandes empreendimentos e crimes ambientais, ressaltando o ponto de vista indígena sobre as chamadas ?políticas do antropoceno?.
Coordenação: Nicole Soares
Grandes Empreendimentos no Espírito Santo:
O principal objetivo é o de sistematizar e representar cartograficamente os conflitos derivados dos diversos impactos socioambientais gerados pelos sistemas técnicos territoriais, em implantação no Espírito Santo, a partir de 2000, além de informações sobre as diversas estratégias de atuação e resistência das comunidades impactadas, servindo, também, de mobilização social a esses atores sociais.
Coordenação: Roberto Vervloet
Territórios e Alternativas:
O núcleo vem trabalhando a anos com foco no apoio às atingidas e atingidos e com uma atuação forte do campo da denúncia. A proposta dessa linha de pesquisa é lançar o olhar aos anúncios nesses territórios, para uma dimensão dos sujeitos atingidos que os coloca também como sujeitos políticos da resistência, que constroem, cotidianamente, alternativas ligadas à produção de alimentos, às relações sociais, à organização política, entre outras.
Coordenação: Rafaela Dornelas
Arte e política
Discussão sobre os usos da imagem; Formas de documentação e produção de materiais audiovisuais; práticas artísticas e poéticas e o político.
Coordenação: Diego Kern Lopes