Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
HOME
EQUIPE

Equipe

Como ingressar no Organon?
  1. Dinâmica de acolhimento de novos membros:
    1. O ingresso no núcleo será a partir de apresentação de plano ou projeto de trabalho, por um período específico ou de forma continuada. A proposta será avaliada em conjunto pelos integrantes do núcleo em reunião mensal.
Coordenação Geral
  1. Cristiana Losekann
    1. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem produzido pesquisas sobre: processos de participação na política ambiental no Brasil; a mobilização do direito como repertório de ação coletiva nas questões ambientais; os efeitos do uso de recursos judiciais para mobilizações sociais e para a produção de mudanças institucionais. Produz, ainda, estudos no âmbito da teoria política contemporânea, sobretudo, acerca do conceito de sociedade civil e de suas tensões com vertentes teóricas críticas. Coordenadora do Organon - Núcleo de estudo, pesquisa e extensão em mobilizações sociais DCSO/PGCS/UFES. Atualmente atua como pesquisadora convidada no Centre de recherches interdisciplinaires, Démocratie, Institutions, Subjectivité na Université Catholique de Louvain, na Bélgica.
    2. Professora do DCSO e do PGCS/UFES
Pesquisadores e Extensionistas Associados
  1. Nicole Soares-Pinto
    1. Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ). Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2014). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná (2009). Pesquisa entre povos indígenas de língua tupi-tupari (Wajuru) e língua macro-jê (Djeoromitxi), em Rondônia, desde 2007. Os principais temas de pesquisa são: parentesco, xamanismo, território e propriedade intelectual. Possui experiência em projetos de proteção de direitos indígenas. É membro da Assembleia Geral do Centro de Trabalho Indigenista, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Etnografia e Modelos Analíticos: Transformações na Amazônia Indígena (Museu Nacional/UFRJ), do Laboratório Antropologias da T/terra (UnB), do Núcleo de Antropologia Simétrica (Museu Nacional/UFRJ), do Núcleo Geografia Socioambiental (UNIR), do Grupo de Pesquisa Territórios Étnicos (UFES) e do Organon (UFES).
    2. http://lattes.cnpq.br/0101695199440843
  2. Diego Kern Lopes
    1. Doutor em Artes - Processos Artísticos Contemporâneos - na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui especialização em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em HISTÓRIA pela Faculdade Porto-Alegrense. Tem experiência no ensino de História. Na área da Arte ênfase no ensino de Teoria e História da Arte
  3. João Jackson Vianna
    1. Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Realiza pesquisas em etnologia indígena, com ênfase no sistema regional do Alto Rio Negro, Noroeste Amazônico, e trabalho de campo entre os Baniwa. É membro do Organon - Núcleo de estudo, pesquisa e extensão em mobilizações sociais (UFES)
    2. http://lattes.cnpq.br/5097849908288629
  4. Rafaela Silva Dornelas
    1. Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2007-2013). Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFES (2014-2016). Trabalha principalmente com temas relacionados a desigualdade ambiental, agroecologia, ecologia de saberes, metodologias participativas e movimentos sociais. Atualmente é pesquisadora e extensionista no Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais - Organon, coordenado pela Profª Drª Cristiana Losekann do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Durante 2011 e 2012 foi bolsista IEX (CNPq) no Projeto Universidade, Agroecologia e Sociedade: Diálogos de Saberes, que deu origem ao Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão em Agroecologia - NEPEA - UFES.
    2. Membro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA)
    3. Atua como Pesquisadora Associada com foco na articulação com movimentos sociais do campo e por justiça ambiental no ES e no Brasil.
  5. Lorena Cavalcante Franzotti
    1. Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo.
    2. Bolsista PIBEX 2018/2019.
  6. Nelson Aloysio Reis
    1. Graduado em Comunicação Social habilitação em Jornalismo.
    2. Especialista em Ciências de Dados com Big Data pelo Instituto Federal do Espírito Santo.
    3. Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Feral do Espírito Santo.
  7. Júlia Castro Silva
    1. Graduada em Ciências Sociais/UFES - Mestranda em Ciências Sociais/UFES
    2. Atua na articulação de mobilizações dos afetados por grandes projetos petroleiros e de mineração.
  8. Caio Ruano da Silva
    1. Graduado em Administração
    2. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo
  9. Vinicius Lamego
    1. Defensor Público do Estado do Espirito Santo, atualmente atua no Núcleo de Defesa Agrária e Moradia, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pós graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo.
  10. Isabela Nogueira Falchetto
    1. Graduanda em Psicologia pela Ufes - Universidade Federal do Espírito Santo.
    2. http://lattes.cnpq.br/6709784404519684
  11. Talita Pereira Mattedi
    1. Advogada. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFES (2019-2021). Residente jurídica na Procuradoria Geral do Estado do Espírito Santo (2019-2021). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014).
    2. http://lattes.cnpq.br/2804266263876468
  12. Carolaine Vieira Alves dos Santos
    1. Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo.
    2. http://lattes.cnpq.br/5700657187802613
  13. Raiani Dercilia da Silva
    1. Possui ensino medio segundo grau pela EEEFM Clotilde Rato (2016).
    2. Atualmente é da Universidade Federal do Espírito Santo.
    3. Tem experiência na área de Psicologia.
    4. http://lattes.cnpq.br/1085888350812997
  14. Tamyres Batista Costa
    1. Graduação em andamento em Abi - Ciências Sociais. Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
    2. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8479920U5
  15. Matheus Giacomin Sian
    1. Graduação em andamento em Abi - Ciências Sociais. Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil. Título: Txondaro, Pássaros e Incursões - Entre Jovens Guarani, Outras Relações. Orientador: Nicole Soares Pinto.
    2. http://lattes.cnpq.br/1539982465979517
  16. Larissa Moreira Portugal
    1. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (PPGAS/UFSCar). Possui graduação em Ciências Sociais - Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem interesse na área de antropologia com ênfase em etnologia indígena. Realiza pesquisa e trabalho de campo na aldeia Pataxó Boca da Mata, localizada em Porto Seguro/BA. Faz parte do grupo de pesquisa Organon (UFES) e do projeto de pesquisa Sobrenatureza da Catástrofe ligada ao referido grupo. Também faz parte do projeto de pesquisa e extensão Cineclube Aldeia/Imagens Indígenas (UFES).
    2. http://lattes.cnpq.br/5065659884042600
  17. Bárbara Galvão Silva
    1. Graduação em andamento em Psicologia. Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
    2. http://lattes.cnpq.br/9126574878410518
  18. Heloisa Maria Silva e Silva Pinto
    1. Graduação em andamento em Psicologia. Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
    2. http://lattes.cnpq.br/6933801220626770
  19. Laryssa Costa Gobbi
    1. Graduanda em Direito na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
    2. http://lattes.cnpq.br/1274964918695348
  20. Lucas de Lucena Fioroti
    1. Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.
    2. http://lattes.cnpq.br/3387721330131222
  21. Sandra Mara Pereira
    1. Doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestra em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1999), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFES (1996). É Especialista em Estudos e Pesquisas Governamentais no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), mediante concurso público de acesso realizado em 2010, e atua como Coordenadora de Estudos Sociais junto a este órgão desde 2016. Tem experiência na área de Sociologia, principalmente nos temas desigualdade social, população em situação de rua, gênero e primeira infância..
    2. Orientada por Cristiana Losekann
  22. Rodrigo Paris Gasparini
    1. Bacharel e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFES (PPGCS). Pesquisador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais (ORGANON) e pesquisador colaborador no Núcleo Participação e Democracia (NUPAD) da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Participação Política e Movimentos Sociais.
    2. Orientado por Cristiana Losekann
  23. Raquel Lucena Paiva
    1. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo, com foco em sociologia ambiental, agroecologia e discurso ambiental. Pós-graduação em Educação Ambiental pelo IBPEX (Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Experiência em planejamento e gestão de projetos culturais e socioambientais, inclusive em comunidades indígenas. Atuou como professora nos cursos de graduação em Comunicação Social e como gestora em agência de comunicação.
    2. Orientada por Cristiana Losekann
  24. Rennan Eymael da Costa
    1. Mestrando em Ciências Sociais no PGCS/UFES.
    2. Graduação em Direito pela Faculdade Brasileira UNIVIX, Brasil(2019)
    3. Membro da Comissão de Direitos Humanos do Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo , Brasil
    4. Orientado por Cristiana Losekann
  25. Thais Bastos
    1. Graduanda em Direito
    2. Bolsista de iniciação científica.
    3. Orientada por Cristiana Losekann
  26. Monique Ahnertk
    1. Graduanda em Direito.
    2. Bolsista de Iniciação Científica.
    3. Orientada por Cristiana Losekann
Colaboradores
  1. Ana Gabriela Zanotelli
    1. Bacharel em Direito/UFES
    2. Mestra em Ciências Sociais - UFES
  2. Roberto Vervloet
    1. Doutor em Geografia Física/USP
  3. Thaís Henrique Dias
    1. Graduada em Direito/ UFES
    2. Mestranda em Sociologia e Direito/UFF

Parceiros