Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
HOME
TEMAS

Temas

Mobilizações de afetados por grandes projetos e empreendimentos: 

Processos de mobilização e estratégias e ação confrontadora; Mobilização do direito - formação estratégias jurídicas e judiciais; Ação confrontadora contra empresas em conflitos ambientais

Coordenação: Cristiana Losekann

Juventude, Gênero e Sexualidade:

Processos de mobilização e estratégias de ação coletiva; Componentes da mobilização coletiva (identidade, cultura e Direitos Humanos); Compreensão dos atores envolvidos nas ações contestatórias e suas múltiplas relações (sociedade civil, movimentos sociais e atores estatais).

Coordenação: André Z. Tosta

Grandes Empreendimentos no Espírito Santo:

O principal objetivo é o de sistematizar e representar cartograficamente os conflitos derivados dos diversos impactos socioambientais gerados pelos sistemas técnicos territoriais, em implantação no Espírito Santo, a partir de 2000, além de informações sobre as diversas estratégias de atuação e resistência das comunidades impactadas, servindo, também, de mobilização social a esses atores sociais.

Coordenação: Roberto Vervloet

Territórios e Alternativas:

O núcleo vem trabalhando a anos com foco no apoio às atingidas e atingidos e com uma atuação forte do campo da denúncia. A proposta dessa linha de pesquisa é lançar o olhar aos anúncios nesses territórios, para uma dimensão dos sujeitos atingidos que os coloca também como sujeitos políticos da resistência, que constroem, cotidianamente, alternativas ligadas à produção de alimentos, às relações sociais, à organização política, entre outras.

Coordenação: Rafaela Dornelas 

Arte e política

Discussão sobre os usos da imagem; Formas de documentação e produção de materiais audiovisuais; práticas artísticas e poéticas e o político.

Coordenação: Diego Kern Lopes