Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
HOME
PROJETOS
DETALHES

[Arte, Pesquisa e Exentão] Deslizes monumentais e sonhos intranquilos

O objetivo central do projeto é realizar uma reflexão estética/política acerca dos desastres ambientais, sob uma perspectiva interdisciplinar. A ideia é investigar os projetos modernos de desenvolvimento ? com foco para as atividades de mineração ? sob a ótica do acordar da utopia moderna transformada em sonhos intranquilos, em alusão a Franz Kafka nas primeiras linhas da sua 'Metamorfose'.
O projeto investe em tipos de poéticas artísticos que complexificam o registo fotográfico jornalístico ou a estetização dos desastres ecológicos. Serão envolvidos ativistas, vitimas de desastres, leigos, artistas, especialistas das áreas das Ciências Humanas e Sociais, Artes Visuais, Comunicação e público em geral, para abordar/ problematizar a ética, a estética e o ativismo ambientais, a partir do uso de uma linguagem contemporânea transpassada pelos impactos Antropocênicos da atividade humana.
Pretende-se realizar uma exposição em Vitória/ES na Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espirito Santo, GAP/UFES.
Para a exposição 8 artistas que desenvolvem projetos com a temática ambientais serão convidados. Além disso, serão realizadas na UFES mesas redondas sobre a temática da exposição, além de variadas atividades de mediação educativa.
Projeto coordenado pelo DISSOA

EQUIPE

Equipe:
Coordenação: Diego Kern Lopes
Pesquisadores/artistas participantes:
Raquel Garbelotti (SP/ES), Rafael Paganini (ES), Marcos Martins (CE), Gabriel Menotti (ES), Carla Borba (RS), Jorge Menna Baretto (RJ) e Yiftah Peled (SP/ES).
Júlia Almada

FINANCIADORES

PROEXT-MEC/ 2016-2017

PUBLICAÇÕES