Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
HOME
PROJETOS
DETALHES

[Pesquisa e Extensão] Observatório Interinstitucional Mariana - Rio Doce

O presente projeto consiste em constituir o Observatório Interinstitucional de Mariana - Rio Doce como tecnologia social, com intuito de desenvolver e sistematizar pesquisas e intervenções realizadas em interação com a população atingida pelo rompimento da barragem do Fundão em Mariana/ MG diminuindo a dispersão de estudos sobre a região e disponibilizando informações e conhecimento técnico para a população, políticas públicas, pesquisadores e outras instituições.Metas: 1- Pretende-se colaborar com a missão pública e social da universidade, disponibilizando acúmulo teórico e técnico para a reconstrução e recuperação da Bacia do Rio Doce (região e população); 2 - Pretende-se colaborar com o campo de estudos sobre participação e democratização (teoria e método), já que os debates sobre tecnologias sociais fundamentam-se principalmente na dimensão participativa da população na elaboração de soluções para seus próprios problemas; 3- Pretende-se colaborar com a população atingida já que o Observatório será um dispositivo importante para amenizar a fragmentação e dispersão de discursos e perspectivas sobre os acontecimentos e contribuirá com o fortalecimento do papel da população na (re)construção de um projeto de vida que promova cidadania; 4- Pretende-se colaborar com as políticas públicas dos mais variados setores com produções que contribuam para os direitos de cidadania da população atingida, desenvolvimento solidário e sustentável, justiça social e atuação em rede.

Trabalho a ser desenvolvido pelo Organon/UFES:

A mobilização dos afetados pelo desastre da Samarco/Vale/BHP - Interações com o sistema de justiça

Descrição: Este projeto investiga a atuação de instituições do sistema de justiça e suas interações com os afetados pelo desastre da Samarco/Vale/BHP no estado do ES. Trabalhamos com a perspectiva da ?mobilização do direito? buscando analisar as formas através das quais os afetados constituem processos de ação coletiva e interagem com atores do Estado. São questões importantes para esta investigação: a) analisar a atuação de instituições, tais como, Legislativo, Ministério Público, Judiciário e instituições de acesso à justiça tais como Defensoria Pública; b) analisar o uso da lei (frame legal) na construção das denúncias e as ações civis públicas; c) analisar padrões de interação e repertórios específicos de mobilização do direito; d) analisar a elaboração do conflito relativo ao desastre a partir de iniciativas populares de mobilização e organização dos atingidos.

EQUIPE

Projeto interinstitucional [UFMG - UFOP - UFES]
Coordenação geral: Claudia Andréa Mayorga Borges (UFMG)
Equipe Organon:
Coordenação: Cristiana Losekann
Pesquisadores participante:
Marcelo Fetz - Professor DCSO
Angélica Spinosa - Profa. Saúde Coletiva
Rafaela Dornelas - Mestra em Ciências Sociais
Arthur Augusto Santos - Graduando em Ciências Sociais
Lorena Franzotti - Graduanda em Ciências Sociais

FINANCIADORES

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.