Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
HOME
EQUIPE

Equipe

Como ingressar no Organon?
  1. Dinâmica de acolhimento de novos membros:
    1. O ingresso no núcleo será a partir de apresentação de plano ou projeto de trabalho, por um período específico ou de forma continuada. A proposta será avaliada em conjunto pelos integrantes do núcleo em reunião mensal.
Coordenação Geral
  1. Cristiana Losekann
    1. Professora do DCSO e do PGCS/UFES
Pesquisadores e Extensionistas Associados
  1. Rafaela Silva Dornelas
    1. Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2007-2013). Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFES (2014-2016). Trabalha principalmente com temas relacionados a desigualdade ambiental, agroecologia, ecologia de saberes, metodologias participativas e movimentos sociais. Atualmente é pesquisadora e extensionista no Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais - Organon, coordenado pela Profª Drª Cristiana Losekann do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Durante 2011 e 2012 foi bolsista IEX (CNPq) no Projeto Universidade, Agroecologia e Sociedade: Diálogos de Saberes, que deu origem ao Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão em Agroecologia - NEPEA - UFES.
    2. Membro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA)
    3. Atua como Pesquisadora Associada com foco na articulação com movimentos sociais do campo e por justiça ambiental no ES e no Brasil.
  2. André Luiz Zanão Tosta
    1. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH/ UNICAMP - 2008), com ênfase em Antropologia. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Espírito Santo (UFES). Interessado principalmente nos seguintes temas: identidade, sexualidade, gênero e movimentos sociais.
  3. Cristiana Losekann
    1. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É professora adjunta em Ciência Política do curso de graduação de pós-graduação em ciências sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem produzido pesquisas sobre: processos de participação na política ambiental no Brasil; a mobilização do direito como repertório de ação coletiva nas questões ambientais; os efeitos do uso de recursos judiciais para mobilizações sociais e para a produção de mudanças institucionais. Produz, ainda, estudos no âmbito da teoria política contemporânea, sobretudo, acerca do conceito de sociedade civil e de suas tensões com vertentes teóricas críticas. Coordenadora do Organon - Núcleo de estudo, pesquisa e extensão em mobilizações sociais DCSO/PGCS/UFES.
  4. Júlia Castro
    1. Graduada em Ciências Sociais/UFES - Mestranda em Ciências Sociais/UFES
    2. Atua na articulação de mobilizações dos afetados por grandes projetos petroleiros e de mineração.
  5. Ana Caroline de Oliveira Sá
    1. Graduanda em Ciências Sociais/UFES
    2. Atua na articulação e mobilizações de afetados por grandes projetos de mineração; na articulação de mobilizações sociais para a gestão participativa com ênfase na juventude.
  6. Arthur Augusto Santos
    1. Atua como extensionista com foco na mobilização dos afetados por grandes projetos de mineração.
    2. Graduando em Ciências Sociais /UFES
  7. Lorena Cavalcante Franzotti
    1. Graduanda em Comunicação Social - Publicidade/ Graduanda em Ciências Sociais /UFES
    2. Atua no Mapa de Mobilizações, assim como na articulação de mobilizações de afetados por grandes projetos.
  8. Júlia de Almada Valcuende
    1. Graduanda em Desenho Industrial /UFES
    2. Atua na área de design de interface, colabora na articulação de mobilizações e pesquisa em gênero e sexualidade.
  9. Thaís Henrique Dias
    1. Graduanda em Direito /UFES
    2. Atua no Observatório de Ações Judiciais relevantes às causas coletivas
  10. Diego Kern Lopes
    1. Doutorando em Artes - Processos Artísticos Contemporâneos - na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui especialização em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em HISTÓRIA pela Faculdade Porto-Alegrense. Tem experiência no ensino de História. Na área da Arte ênfase no ensino de Teoria e História da Arte
  11. Ana Valéria Magalhães Camargo
    1. Graduanda em Direito na UFES
  12. Nicole Soares-Pinto
    1. Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ). Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2014). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná (2009). Pesquisa entre povos indígenas de língua tupi-tupari (Wajuru) e língua macro-jê (Djeoromitxi), em Rondônia, desde 2007. Os principais temas de pesquisa são: parentesco, xamanismo, território e propriedade intelectual. Possui experiência em projetos de proteção de direitos indígenas. É membro da Assembleia Geral do Centro de Trabalho Indigenista, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Etnografia e Modelos Analíticos: Transformações na Amazônia Indígena (Museu Nacional/UFRJ), do Laboratório Antropologias da T/terra (UnB), do Núcleo de Antropologia Simétrica (Museu Nacional/UFRJ), do Núcleo Geografia Socioambiental (UNIR), do Grupo de Pesquisa Territórios Étnicos (UFES) e do Organon (UFES).
  13. Nova janela aberta em um iFrame. Utilize as setas do teclado para navegar no conteúdo ou tab para navegar entre os títulos. Pressione Esc para sair desta janela. Roberto José Hezer Moreira Vervloet
    1. Possui Licenciatura Plena (2002) e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e mestrado e doutorado em Ciências (Geografia Física) no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Atualmente é geógrafo no IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo e pesquisador colaborador no ORGANON - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFES. Tem experiência na área de Geociências e Ciências Humanas, com ênfase em geografia urbana, geografia regional, geomorfologia fluvial e recursos hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia fluvial, recursos hídricos, solos, cartografia geográfica de paisagens tropicais, bacias hidrográficas e ambientes físicos e o papel que esses ambientes físicos exercem na ocupação e organização dos espaços dentro da sociedade capitalista. Pesquisa também epistemologia e filosofia das ciências na relação com a história territorial das sociedades humanas.
Colaboradores
  1. André Michelato Ghizelini
    1. Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFES
  2. Marcos Gomes Ribeiro
    1. Advogado - Mestrando em arquitetura/UFES
  3. Roberto Vervloet
    1. Doutor em Geografia Física/USP
  4. Ana Gabriela Zanotelli
    1. Bacharel em Direito/UFES
    2. Mestranda em Ciências Sociais - UFES

Parceiros